Jairocostap's Weblog

Saiba o que acontece aos evangélicos no Brasil e no mundo, além de notícias de interesse geral.

Teologia a favor do mundo

Fraternidade Teológica Latino-americana quer ser protagonista da reflexão bíblica no continente.

Por Yuri Nikolai

Qual a necessidade da teologia nos dias de hoje? Como identificar um pensamento teológico contextualizado com as diferentes realidades em que a Igreja está inserida? E que tipo de resposta teológica pode fazer diferença diante da multiplicidade de práxis da cristandade contemporânea? É para propor rumos diante desse tipo de questões e pensar o mundo segundo o Evangelho que a Fraternidade Teológica Latino-Americana (FTL) tem estabelecido novas metas. A entidade acaba de escolher sua nova Diretoria, cujo mandato vai até 2012 com a missão de desenvolver teologias a partir da reflexão pessoal e coletiva. A partir de agora, a FTL pretende intensificar ainda mais suas atividades, fortalecendo os núcleos, aumentando a produção de material e promovendo debates, a fim de apresentar um conteúdo bíblico-teológico consistente a um mundo cada vez mais secularizado.

Com o tema “Igreja, cidade e teologia pública”, cerca de 170 participantes reuniram-se em um aconchegante sítio em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (CE) durante a última Consulta Nacional da entidade. O evento ocorreu paralelamente à Consulta Regional Nordeste e serviu de espaço também à realização da Assembleia Nacional dos membros ativos da FTL. O eleito foi Carlos Veiga, de Brasília, em substituição a Orivaldo Pimentel Lopes Jr. “O trabalho da FTL tem se fortalecido nos últimos anos, principalmente no Nordeste. A Assembleia entendeu que deveríamos ter nessa gestão um presidente de outra região e acabei sendo o escolhido”, diz Veiga.

A Consulta Nacional teve a participação de palestrantes como Wellington Santos, Natanael Barbosa, Ariovaldo Ramos e Odja Barros, dentre outros. Além das palestras, houve debates, mesas redondas e apresentações artísticas. “Temos aberto espaço para que as reflexões de qualquer área contribuam para os trabalhos da organização”, enfatiza o novo presidente. “Não somos um movimento de teólogos. Somos um grupo interdisciplinar que pensa e faz teologia para a América Latina e a partir da América Latina.”

Bandeiras – A história da FTL teve início após o I Congresso Latino-americano de Evangelização (Clade), ocorrido em 1970, em Bogotá, Colômbia. Depois do evento, um grupo de teólogos viu a necessidade de formular uma teologia que fosse ao encontro das necessidades do povo da região e que, ao mesmo tempo, possuísse uma visão interna das questões que eram levantadas em congressos internacionais do gênero. “A América Latina precisava de voz e representatividade. Foi uma reação à atitude centralizadora norte-americana que promovia o congresso”, reconhece Veiga. “O objetivo dessas reflexões é produzir uma teologia contextualizada e aplicável ao dia-a-dia da nossa Igreja local.”

Essa nova fase da FTL deve vir acompanhada de muito trabalho. A nova Diretoria acredita que a entidade pode influenciar muito mais. O presidente defende a significância do órgão e convoca os antigos membros a participarem mais ativamente do movimento. “O prestígio da FTL não está em baixa. A nossa produção é que não é tão divulgada”, explica. Um dos motivos disso é que o Boletim Teológico, publicação que reúne diversas produções de pensadores cristãos, deixou de ser produzido. Agora, uma das prioridades é o retorno da produção desse material e sua veiculação também pela internet.

“Quando se fala de Missão Integral, que é a bandeira da FTL, pensa-se em uma missão que não fique restrita à dimensão espiritual do ser humano, mas em sua totalidade – questões como ecologia, economia, política, relações sociais, justiça, violência e muitas outras”, ressalta o pastor Clemir Fernandes, segundo vice-presidente da organização. “Todas elas devem ser pensadas e vividas a partir das propostas bíblicas”. Ele lembra que a Missão Integral aproxima duas dimensões, a evangelização e a ação social. “Isso significa que se deve dar tanta atenção à tarefa evangelizadora da Igreja quanto à sua responsabilidade social”, conclui.

Fonte: cristianismohoje.com.br

Anúncios

janeiro 11, 2011 - Posted by | Evangélico |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: